Prefeitura nas Redes Sociais: SVG ICON SVG ICON SVG ICON SVG ICON

Parnarama

História[editar | editar código-fonte]

Antes de ter se emancipado administrativamente e ter ganho o nome de Vitorino Freire, o lugar onde se situa a cidade foi denominado Centro dos Boas, em homenagem ao lavrador Boaventura Ribeiro que ali chegou com sua família em 1938. Com o aumento da população, em 1944 o povoado recebeu um novo nome, Água Branca, devido a um morador ter encontrado no quintal de sua casa uma água branca, assemelhada a leite. Em 1948 recebeu o nome de Vila Senador Vitorino Freire. Em 25 de setembro de 1952, torna-se cidade e recebe o nome de Vitorino Freire, em homenagem ao senador Vitorino de Brito Freire - ou Victorino de Britto Freire, na ortografia da época de seu nascimento - que emancipou a vila, tendo como primeiro prefeito Sant'Clair Martins Pereira, e vice Raimundo Tiago Avelino de Sousa. Atualmente a cidade abastece municípios aos arredores.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Sua população estimada em 2016 era de 30.900 habitantes. Sua área é de 1.123 km², representando 0.3382% do Estado e 0.0132% de todo o território brasileiro.

Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.594, segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano/PNUD (2000).

Fonte: Wikipedia

© 2017 - Prefeitura Municipal de Vitorino Freire. Todos os diteitos reservados.